top of page

Educação Infantil e Ensino Fundamental

Trabalho com Projetos - Em busca da interdisciplinaridade

 

O ponto de partida da trajetória de cada turma é o projeto de trabalho elaborado no início do ano, após as primeiras observações do grupo e tendo por base as redes temáticas que norteiam os projetos. A partir daí, cada grupo vai conduzindo sua caminhada, incluindo outros assuntos e modificando o que foi inicialmente planejado, de acordo com suas vivências, necessidades e interesses. Embora para fins didáticos os assuntos sejam classificados por área (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Sociais, Artes, Inglês e  Educação Física), durante o trabalho buscamos a interdisciplinaridade, construindo com o grupo uma rede de conhecimentos que se articulam.

Sendo assim, cabe ao professor possibilitar que os conteúdos não se apresentem de forma estanque e, de acordo com os objetivos de cada trabalho, encaminhar seus desdobramentos.
Além dos conteúdos sistematizados, fazem parte de nossa proposta pedagógica os conteúdos da condição humana que permeiam as ações e relações, tanto no âmbito da escola quanto no contexto sociocultural em que ela está inserida.
As desigualdades sociais, a corrupção, os preconceitos, o autoritarismo, entre outras, são questões discutidas e trabalhadas não apenas a partir das suas manifestações na sociedade, mas também no dia-a-dia e no momento em que se manifestam no grupo.

 

bottom of page