Educação Infantil e Ensino Fundamental

Roda - A hora de ser ouvido

 

Na convivência com o outro, a necessidade de ouvir e ser ouvido é constante. O respeito, como uma das bases da constituição do grupo, constrói-se em cada conversa, em cada discussão, na reflexão acerca de palavras e ações, no movimento de colocar-se no lugar do outro, a fim de tentar observar um mesmo fenômeno de um outro ponto de vista.Neste contexto, a “roda” faz parte da rotina desta escola desde a sua fundação, como uma iniciativa fundamental para a concretizar ações que expressem nossos princípios.

A disposição das pessoas, sentadas em círculo, permite uma maior aproximação do grupo, proporcionando que todos se percebam, conversem frente a frente e se escutem. No dia a dia de professores e alunos, o momento da roda é esperado e  privilegiado, pois promove acolhida, interação e diálogo. Já tido, também pelas crianças, como o espaço cotidiano onde o grupo se encontra, é na roda que se contam as novidades e descobertas, e é também na roda que o grupo pode expor e discutir diferentes assuntos, resolver conflitos e propor encaminhamentos para as situações do cotidiano. É ainda um momento para jogar, fazer adivinhas, cantar, ouvir histórias. Enfim, é uma ocasião de encontro, de convivência, de prazer, de descobertas e de brincadeiras.

 

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5