Educação Infantil e Ensino Fundamental

Hora do Conto

 

Há muito tempo, quase na época do “Era uma vez...”, reduziu-se equivocadamente o lugar das histórias à preparação para a leitura e a escrita. Trocaram emoção por atividade escolar. 

Ouvir, contar, ler, escrever e inventar histórias ativa, nas crianças e nos adultos, uma gama de imagens, ideias e sensações. As histórias permitem a delícia de transitar entre o real e o imaginário de acordo com o nosso próprio desejo e sensibilidade. Matar o lobo parece satisfatório para você? Quem sabe na sua história ele poderia pagar a conta fazendo trabalhos comunitários. Ou talvez ainda você escolhesse dar as glórias do final feliz para o caçador...

Na Escola Praia do Riso, cada professora tem o compromisso de pesquisar títulos e autores que possam contribuir, enriquecer e colorir cada objetivo pretendido nos projetos. Para os grupos do Ensino Fundamental os momentos coletivos de contação de histórias  não são tão freqüentes, mas todos os grupos ouvem histórias contadas ou lidas por suas professoras e as histórias têm um lugar privilegiado em nosso planejamento. 

Mas, para os grupos da Educação Infantil, o momento de fato mais gostoso é aquele em que, semanalmente, todas as crianças se juntam em torno de uma contadora de histórias, e que chamamos de “Hora do Conto”. Na sombra da figueira, no “Nosso Lugar”, próximo ao tronco ou em outro lugar... a história já vai começar. Olhos atentos, ouvidos abertos, corpos aconchegados e coração acelerado: reis, rainhas, monstros, lugares jamais vistos, desafios de grandes guerreiros narrados nas tardes da Praia do Riso. Em qualquer das estações do ano, uma vez por semana, somos embalados pelas vozes das professoras que convidam nossa imaginação a viajar, a partir do “Era uma vez...” ou de tantos outros jeitos de se começar uma história. E estar juntos, nesses momentos, é tão gostoso quanto ouvir o final da história.

press to zoom

press to zoom
1/1