Educação Infantil e Ensino Fundamental

O Dia do Brinquedo

 

A cada dia o prazer de brincar enche de vida a Praia do Riso. Mas um deles é ainda mais especial: o “dia do brinquedo”. É como numa festa, no “dia do brinquedo” - um dia da semana no qual as crianças podem levar para a escola um brinquedo de casa– as cores dos brinquedos parecem se misturar com as possibilidades de brincadeiras que o pátio da Praia do Riso oferece.

O “dia do brinquedo” possibilita o encontro e a interação entre os grupos da escola, envolvendo crianças dos grupos do Infantil e do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. Assim as brincadeiras e parcerias são diversificadas e ampliadas. Ao interagir, as crianças descobrem novos significados para os seus brinquedos e criam outras maneiras de brincar. A imaginação, o senso de aventura e o prazer são intensificados. Muitas são as possibilidades nas brincadeiras, mas é fundamental que a principal atividade social da criança, o brincar, ocupe o lugar de destaque.

Brincar é uma conquista social e a escola é, nos dias atuais, o lugar privilegiado para estas vivências. Estudar e compreender a brincadeira, nas mais diversas tipificações de infância é, portanto, compromisso obrigatório dos educadores. Perceber, compreender e intervir no espaço e no tempo de brincar das crianças que aqui chegam é compromisso renovado a cada dia. Auxiliar a criança na compreensão de que o valor de um brinquedo é medido pela sua capacidade de propor troca e interação com o outro e não pelo seu valor de propriedade é um processo longo e, por vezes, penoso para alguns. Mas partilhar é um verbo que também se aprende na escola.

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7