Educação Infantil e Ensino Fundamental

Datas comemorativas

 

Entre as muitas datas comemorativas e feriados que compõem o calendário, apenas algumas são abordadas em nosso projeto, e o que nos leva a escolher algumas e não outras é a avaliação de que aidentidade e a cidadania não se constroem a partir de comemorações descontextualizadas, que não sejam significativas para as crianças. Algumas das datas que nós mantemos no calendário da escola têm origem religiosa, mas adquiriram outro sentido e hoje fazem parte da nossa cultura. A Páscoa e o Natal, por exemplo, são datas que comemoramos porque elas contêm elementos da cultura infantil, envolvem o imaginário, a afetividade e têm um caráter lúdico. Os aspectos religiosos são abordados apenas em seu contexto histórico, quando pesquisamos com as crianças a origem dessas comemorações.

O dia dos pais e o dia das mães nós não comemoramos, porque as famílias são muito diferentes. Algumas crianças têm só mãe, outras só têm pai, algumas moram com a tia, com a avó ou com outros parentes.Não podemos falar e valorizar um só tipo de família. Mas como estas datas sãosempre muito exploradas para movimentar o comércio, nós aproveitamos a oportunidade para conversar com as crianças não apenas sobre os diferentes tipos de famílias mas, também, acerca da possibilidade de presentear as pessoas de outras maneiras. Assim, as crianças confeccionam os mais variados presentes para dar à mãe, ao pai ou a uma outra pessoa da família.

As datas relacionadas à história do país ou da cidade são tratadas conforme a faixa etária e o sentido que podem ou não fazer para as crianças. Dependendo do contexto, através de textos, conversas e discussões em grupo, procuramos dar às crianças uma ideia mais ampla dos acontecimentos que se relacionam a elas.

 

Do texto Vamos Combinar? – Escola Praia do Riso

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