top of page

Educação Infantil e Ensino Fundamental

Compostagem Termofílica

 

Através da compostagem termofílica, um processo de decomposição de resíduos orgânicos que ocorre em altas temperaturas, geralmente acima de 55°C, micro-organismos aeróbicos, como bactérias e fungos, degradam a matéria orgânica de forma rápida e eficiente, transformando-a em um composto rico em nutrientes chamado de composto orgânico. Essa técnica acelera o processo natural de decomposição e permite a obtenção de um adubo de qualidade em um curto período de tempo. 

Etapas da Compostagem:

De onde veio nosso adubo?

Então vamos lá! Era uma vez... 

Um monte de cascas e frutas que sobravam dos alimentos gerados na escola, que eram destinadas para o aterro sanitário da grande Florianópolis. 

Para se ter uma ideia, mais de 50% dos resíduos da escola Praia do Riso eram compostos por essas sobras. Até que um dia, essas sobras passaram a ser destinadas para outro lugar, o lugar certo, a compostagem! 

O pátio da escola, esse guardião de tantos cantinhos especiais onde seria quase impossível pensar que poderia ser ainda mais especial, ganhou um verdadeiro berço da mãe natureza, um lugar mágico onde ela pode atuar em sua plenitude, transformando restos de comida em solo vivo! 

Nesse novo cantinho especial, onde nasceu nosso pátio de compostagem, macro e micro-organismos fazem o incrível trabalho de transformar resíduos orgânicos em adubo orgânico. 

Não se assuste se encontrar pequenos galhos, um pedaço de cascas de pinhão ou minhocas em seu adubo. Isso só comprova que nosso adubo é produzido de forma totalmente orgânica e sem adição de nenhum produto químico. Também não se surpreenda se suas plantas começarem a florir ou a frutificar, pois esse é o efeito do melhor adubo do mundo! Então aproveite essa maravilha. 

Modo de usar o adubo orgânico

Para adubar plantas em vasos, utilize 5 colheres de sopa de adubo por vaso de até 5 litros e, em seguida, regue as plantas. 

Para um novo plantio, é recomendado utilizar uma mistura de 50% de adubo e 50% de terra. 

Para uma horta caseira, a quantidade média recomendada é de 1 kg de adubo por metro quadrado. 

Para melhorar os resultados da adubação, é indicado cobrir a superfície adubada com cascalho, folhas secas ou palha. Isso irá prolongar o tempo de efeito do adubo e manter a umidade do solo por mais tempo. 

Texto e fotos:

Gabriela Goulart - Minhocário Floripa

bottom of page