Educação Infantil e Ensino Fundamental
Pesquisar é Preciso
O trabalho de pesquisa possibilita a cada aluno descobrir-se como produtor de conhecimentos.Posicionar-se como agente do conhecimento resulta numa atitude crítica e questionadora, que pretendemos aguçar em cada um dos envolvidos neste processo - crianças e professores.
Pesquisamos os mais diversos assuntos, da ortografia à astronomia, das sociedades primitivas à história da matemática. Pesquisar é nossa forma de abordar os temas em estudo em qualquer área do conhecimento. Mas há momentos em que os procedimentos e as etapas do trabalho de pesquisa são previamente combinados: a turma se organiza em grupos e, com a mediação da professora, combina os assuntos que cada um irá pesquisar, elabora roteiros e marca a data em que irão apresentar seus trabalhos. Assim, a atividade de pesquisa é conduzida de forma sistemática.
Enquanto a pesquisa está acontecendo, a troca de informações é intensa. As fontes são as mais diversas: livros, Internet, entrevistas, reportagens, documentários, revistas, passeios, uma conversa informal, além de outros recursos – nenhum conhecimento é descartado. Da mesma forma, os registros são variados e podem se traduzir em textos escritos (individual ou coletivamente), mural, jornal, dramatização ou na combinação destes.